"É A LAMA, É A LAMA" Tom Jobim

Atividades sensoriais desse tipo requerem um  planejamento cuidadoso: 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE E DA CRIANÇA:

1. Local adequado, que possibilite a limpeza posterior à brincadeira;

2. Que este local possua espaço suficiente, de preferência uma área externa, um parque por exemplo. Mas vale também quintal, garagem, varanda, ou até mesmo área de serviço - lavanderia;

3. O ambiente escolhido e o acompanhamento do adulto precisam necessariamente favorecer a liberdade da criança ao explorar as superfícies e os materiais;

4. Dispor de um camisetão que alcance os joelhos. Pode ser uma peça usada, mas de preferência na cor branca.

MATERIAIS:
  • Um pedaço de argila, comprado em papelarias;
  • Água;
  • Prato e colher;
  • Papéis brancos - escolha os de gramatura maior, como papel cartão, canson etc;
  • Pincel;
  • Tubo de cola - se necessário.

DESENVOLVIMENTO:

As crianças vivenciaram este momento registrado nas fotos, ouvindo ÁGUAS DE MARÇO, de Tom Jobim. 
Segue o link:

Já familiarizadas com esta canção, conheciam o trecho da música que diz: "É a lama, é a lama". 

Fase 1 - sensorial:
A dissolução da argila em água, por si, já é uma ação que favorece o desenvolvimento das percepções da criança: o cheiro, a textura e o acompanhamento visual do processo de transformação do material sólido em líquido. 

 Argila com a água,  formando a  mistura homogênea: A LAMA!

Fase 2 - expressão artística:
O líquido, nessa proposta, torna-se uma tinta de pigmento natural.

Ao passar para essa fase, recomendamos que a criança lave as mãos. 
sugerimos que o ambiente seja organizado ou a criança seja remanejada para um local próximo, onde já estarão dispostos os papéis e o pincel.
Transpor a lama, agora tinta, para outro pote. A criança deve perceber que utilizará o mesmo material da fase 1.

A NATUREZA: Se a criança estiver em ambiente natural onde hajam folhinhas, terra, areia, gravetos, e ela mostrar interesse em utiliza-los para compor seu trabalho artístico, nessa proposta o adulto a incentivará e a auxiliará, segurando os materiais que ela coletar, conversando com ela sobre as especificidades de cada "tesouro" encontrado.
Alguns desses materiais, como folhas médias ou gravetos, são fixados somente com a cola. Já a areia ou outros, que possuem partículas pequenas, podem acabar secando junto à tinta, e assim, se fixando. 

PRA QUÊ O CAMISETÃO BRANCO?
Para que registre as vivências da criança em cada atividade. Mesmo lavando com água e sabão, a felicidade sempre deixa uma marca, não é mesmo?

Comentários